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3 sinais vitais que toda empresa deve ter

  • Writer: Aline Rebelato
    Aline Rebelato
  • Apr 1
  • 2 min read

Todo ser vivo manifesta algum tipo de sinal: voz, movimento, crescimento, progresso. Da mesma forma, as empresas, como organismos vivos, precisam apresentar esses sinais vitais para mostrar aos stakeholders que estão ativas e saudáveis.

Quando adoecemos, tendemos a ficar quietos, provavelmente na cama, descansando e reduzindo nossos movimentos. Baixamos a voz, falamos e sorrimos menos. Perdemos o brilho nos olhos, a vontade de fazer coisas novas ou até mesmo as tarefas do dia a dia. Mas quais são os sintomas de uma empresa doente? E quais sinais vitais demonstram que uma empresa está saudável?

Aqui estão três deles:


1) Voz

Apenas pessoas muito doentes ou com alguma deficiência (ou mortas) não falam. Dê voz às ações do seu negócio. Mostre aos seus clientes o que sua empresa está fazendo. Use diferentes canais e nunca dependa de apenas um. Além do site (sempre atualizado, por favor) faça parte das redes sociais que fazem sentido com seu público. Utilize mensagens de texto, ligações telefônicas e e-mails. Alcance a mente dos clientes e potenciais consumidores através de diferentes meios e momentos.

Defina uma periodicidade para comunicar certos tipos de conteúdo. Que tal uma newsletter semanal com dicas sobre o universo das soluções que sua empresa oferece? E lembre-se da proporção 80/20: 80% de conteúdo útil e relevante, 20% de conteúdo comercial.


2) Movimento

Um corpo saudável está sempre em movimento, e todos podem perceber isso. Aqui estão algumas formas de mostrar que sua empresa está ativa:

  • Mantenha seu site atualizado. Quando foi a última vez que você alterou o banner principal da sua página inicial? Troque-o pelo menos duas vezes por mês, usando novas imagens e chamadas.

  • Envie e-mails regularmente aos seus clientes. Compartilhe artigos úteis e defina uma frequência. A previsibilidade gera confiança.

  • Organize eventos presenciais ou online. Que tal uma masterclass, uma live no YouTube com um convidado especial, ou um webinar?

  • Mantenha suas redes sociais atualizadas. Cada vez mais, os consumidores consultam primeiro as redes sociais antes de tomar uma decisão. Certifique-se de que a da sua empresa está atualizada, com uma comunicação clara.


3) Progresso

As pessoas adoram novidades. Todos esperam que a Apple lance um novo iPhone a cada ano ou que a Toyota apresente um novo carro. Essas empresas são conhecidas por sua inovação e são altamente valorizadas por isso.

Mostrar progresso ou inovação pode até impedir que seus clientes cancelem seu serviço. Eu mesma passei por essa situação. Estava considerando cancelar uma plataforma de e-mail marketing que usava, mas a empresa continuava me enviando newsletters sobre atualizações, melhorias, tutoriais e artigos. Meu pensamento foi: "Essa plataforma está evoluindo e, com o tempo, ficará ainda melhor." Então, decidi continuar.

Perceba que um negócio não deve apenas buscar progresso, mas também comunicá-lo. Divulgue seus esforços. O que não é visto, não é lembrado.


Sua empresa está no mesmo lugar de um ano atrás? Seus clientes percebem progresso ou melhorias nos seus processos? Update or... die.

 
 
 
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