3 sinais vitais que toda empresa deve ter
- Aline Rebelato
- Apr 1
- 2 min read
Todo ser vivo manifesta algum tipo de sinal: voz, movimento, crescimento, progresso. Da mesma forma, as empresas, como organismos vivos, precisam apresentar esses sinais vitais para mostrar aos stakeholders que estão ativas e saudáveis.
Quando adoecemos, tendemos a ficar quietos, provavelmente na cama, descansando e reduzindo nossos movimentos. Baixamos a voz, falamos e sorrimos menos. Perdemos o brilho nos olhos, a vontade de fazer coisas novas ou até mesmo as tarefas do dia a dia. Mas quais são os sintomas de uma empresa doente? E quais sinais vitais demonstram que uma empresa está saudável?
Aqui estão três deles:
1) Voz
Apenas pessoas muito doentes ou com alguma deficiência (ou mortas) não falam. Dê voz às ações do seu negócio. Mostre aos seus clientes o que sua empresa está fazendo. Use diferentes canais e nunca dependa de apenas um. Além do site (sempre atualizado, por favor) faça parte das redes sociais que fazem sentido com seu público. Utilize mensagens de texto, ligações telefônicas e e-mails. Alcance a mente dos clientes e potenciais consumidores através de diferentes meios e momentos.
Defina uma periodicidade para comunicar certos tipos de conteúdo. Que tal uma newsletter semanal com dicas sobre o universo das soluções que sua empresa oferece? E lembre-se da proporção 80/20: 80% de conteúdo útil e relevante, 20% de conteúdo comercial.
2) Movimento
Um corpo saudável está sempre em movimento, e todos podem perceber isso. Aqui estão algumas formas de mostrar que sua empresa está ativa:
Mantenha seu site atualizado. Quando foi a última vez que você alterou o banner principal da sua página inicial? Troque-o pelo menos duas vezes por mês, usando novas imagens e chamadas.
Envie e-mails regularmente aos seus clientes. Compartilhe artigos úteis e defina uma frequência. A previsibilidade gera confiança.
Organize eventos presenciais ou online. Que tal uma masterclass, uma live no YouTube com um convidado especial, ou um webinar?
Mantenha suas redes sociais atualizadas. Cada vez mais, os consumidores consultam primeiro as redes sociais antes de tomar uma decisão. Certifique-se de que a da sua empresa está atualizada, com uma comunicação clara.
3) Progresso
As pessoas adoram novidades. Todos esperam que a Apple lance um novo iPhone a cada ano ou que a Toyota apresente um novo carro. Essas empresas são conhecidas por sua inovação e são altamente valorizadas por isso.
Mostrar progresso ou inovação pode até impedir que seus clientes cancelem seu serviço. Eu mesma passei por essa situação. Estava considerando cancelar uma plataforma de e-mail marketing que usava, mas a empresa continuava me enviando newsletters sobre atualizações, melhorias, tutoriais e artigos. Meu pensamento foi: "Essa plataforma está evoluindo e, com o tempo, ficará ainda melhor." Então, decidi continuar.
Perceba que um negócio não deve apenas buscar progresso, mas também comunicá-lo. Divulgue seus esforços. O que não é visto, não é lembrado.
Sua empresa está no mesmo lugar de um ano atrás? Seus clientes percebem progresso ou melhorias nos seus processos? Update or... die.